top of page
Buscar

Como lidar com uma crise/surto?



Os momentos de crise costumam ser muito críticos e difíceis de contornar, porque geralmente vem imbuídos de muita emoção. As emoções são diversas: medo, raiva, tristeza, angústia, etc.





Então vamos lá:


  1. QUERO AJUDAR ALGUÉM A SUPERAR UMA CRISE Antes te mais nada, para ajudar alguém a sair de uma crise é preciso manter a calma. Ficar nervoso ou bravo com a pessoa só vai piorar a situação. Caso você não se sinta apto naquele momento a lidar com a crise, tente pedir ajuda para alguém que consiga manejar melhor aquele momento. Dito isto, podem ser boas estratégias: - Levar a pessoa para um lugar com menos gente e mais tranquilo para ajuda-lo/la a se acalmar. Avaliar a segurança do local é importante! - Aquele copo d'água sempre funciona! - Perguntar se a pessoa quer ajuda de alguém em especifico, se deve ligar para algum familiar. -Perguntar à pessoa se tem alguma coisa que ela sabe que a/o ajuda nos momentos de crise e tentar providenciar. - Perguntar se a pessoa tem algum remédio de suporte para as crises.

Geralmente essas medidas são suficientes para ajudar uma crise a passar, mas pode ser que apesar de toda essa condução, precise de um suporte médico. Nesse caso vale perguntar se a pessoa já tem um pronto atendimento de preferência e levá-la até lá. É frequente as pessoas em crise se sentirem muito culpadas de precisarem ajuda, então seja gentil e paciente. Isto vai ajudar demais!


2. EU ESTOU EM CRISE. E agora?



Também valem as coisas acima e algumas outras:


- Tentar ir a um lugar calmo e seguro


- Pensar e fazer coisas que ajudam a acalmar nesses momentos: escrever ou rabiscar um caderno, desenhar, ouvir uma música, mascar chiclete, usar aquelas bolinhas de apertar, se der: tentar ver filmes/vídeos/séries que ajudem você a se distrair ( desenhos animados e comédias costumam ser uma boa pedida, porque geralmente não dão muitos gatilhos).


- Tentar ligar para alguém, ou chamar alguém para estar perto de você: pode ser um amigo, familiar. Conversar com alguém sobre qualquer assunto (não precisa ser da crise) pode ajudar a se distrair nesses momentos.


- Caso você tenha um remédio para crise: tome de acordo com o que seu médico orientou e aguarde o tempo estipulado de efeito da medicação. Enquanto isso não acontece, tente se distrair.



Caso a crise não estiver melhorando ainda, peça ajuda! Ligue ou chame alguém de confiança para leva-lo/la a um lugar de atendimento médico.

Ligar para o CVV 188 é uma boa ideia também! lá tem voluntários que podem ajudar a conduzir esse momento!


Deixo o site deles aqui também: https://www.cvv.org.br/



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Daniela Macaya- Psiquiatra

CRM 191052| RQE 102966



Comentários


bottom of page