top of page
Buscar

Como é uma internação psiquiátrica?


Penso que as internações na psiquiatria assombram os pesadelos de muitas pessoas. Há toda uma abordagem hollywoodiana sobre o assunto e uma série de fantasias que lamentavelmente chegam a ter embasamento na realidade do passado da psiquiatria. Ainda bem que as coisas vem melhorando e os serviços de internação psiquiátrica são bastante diferentes do que eram algumas décadas atras!


A internação pode tanto ser indicada pelo psiquiatra que acompanha o/a paciente, quanto pelo psiquiatria que atende casos de urgência/emergência em pronto atendimento. A indicação de internação ocorre quando

1. Há algum risco iminente ao paciente ou a terceiros

2. Há falha do tratamento ambulatorial

3. Há exposição social


Tudo isto é avaliado cuidadosamente pelo psiquiatra, porque a ideia é sempre que possível não internar. Tem uma frase do Hipócrates, o pai da medicina, que é " Primum non nocere", que significa: primeiro não fazer dano. E sabemos que ainda que intenção da internação possa ser a melhor possível, nem sempre é um momento fácil. Por isto nunca deve ser nossa primeira escolha.


Após feita a indicação da internação, a pessoa passará por uma admissão da internação, onde será avaliada pelo médico psiquiatra para checar se há, ou não, indicação de internação, quais são os sintomas, fará solicitação de exames laboratoriais e de imagem que sejam pertinentes e os ajustes medicamentosos necessários visando melhora do quadro. Depois a pessoa vai para a enfermaria, onde terá um quarto durante o tempo de internação. Geralmente as internações tem uma programação terapêutica, que inclui atividade física, psicoterapia, atividades de terapia ocupacional, oficinas de habilidades, dentre outras coisas. Tudo é pensado para que a pessoa também possa reconhecer fatores que levam ou perpetuam o adoecimento e para que ela possa pensar e planejar como se manter bem após o período de internação.


Às vezes as pessoas reclamam que na internação tudo tem horário, então, por exemplo, o horário do almoço pode ser sempre às 12h, ou o horário da medicação é sempre às 9h da manhã. Claro que os horários são definidos de lugar para lugar! E são importantes para que se possa organizar o cuidado de todas as pessoas que estão internadas.


O tempo de internação é muito variável: pode ser de uns dias, a semanas ou meses. Isto depende de cada pessoa, de como ela responde ao tratamento. Mas a ideia é que seja sempre o menor tempo possível até a pessoa conseguir se manter bem e segura na sua própria casa. Ao longo da internação pode haver licenças terapêuticas, em que a pessoa pode passar uns dias em casa e no retorno é avaliado como ela responde aos estressores do dia a dia.



MAS E OS FILMES DE HOSPITAL PSIQUIATRICO?


Sim. Os filmes de hospital psiquiátrico realmente são um bom cenário de terror. Claro que é necessário lembrar que o filme precisa ser apelativo, senão ele não tem graça. Então costuma-se selecionar tudo que há de pior para gerar sensações no espectador.

Mas os filmes, lamentavelmente, não são apenas fruto da imaginação. A psiquiatria tem um passado terrível e realmente dá para fazer vários filmes de terror a partir disso A psiquiatria era a especialidade dos loucos, desajustados, imorais, e coisas nessa linha. Os indesejados pela sociedade. Isto tornava o hospital psiquiátrico algo muito semelhante a uma prisão. Então era um local de muitos abusos e violência também.


Também é lamentavel que ainda haja instituições que se denominam hospitais, ou instituições terapêuticas, que tem uma série de reclamações e denúncias de maus tratos. Outro problema que costuma ser citado é que tem instituições que mantém os pacientes muito "dopados" boa parte do tempo. Por este motivo sempre vale a pena pesquisar se é, ou não, um lugar de confiança.


Ao mesmo tempo, e ainda bem, atualmente há muitas instituições comprometidas em oferecer um suporte adequado, sem violência, maus tratos ou abusos de todo tipo. Um suporte que de fato respeite o "Non nocere". Que vise ajudar as pessoas a retomarem o curso da própria vida, em vez de deixar pessoas mais machucadas do que elas já estão quando buscam esse tipo de suporte.


Mais dúvidas? manda DM no instagram, ou escreve aqui :)



 
 
 

Comentários


bottom of page